segunda-feira, junho 12, 2006

Verão e Sexualidade

O Verão chega, o calor aperta, as férias estão prestes a começar. A época do ano é propícia à praia, às saídas, às práticas dos mais variados passatempos… muitos jovens descobrem o amor no Verão, e iniciam a exploração da sua sexualidade.

Em qualquer parte do mundo todos esperam com alguma ansiedade a chegada de suas férias para se poderem divertir, experimentar novas emoções e sensações. Homens e mulheres, jovens ou adultos, costumam nesse período, escolher locais e passatempos aprazíveis onde possam relaxar e viver experiências divertidas, relaxantes e muitas vezes inesquecíveis.

Infelizmente falar sobre sexualidade para muitos ainda é considerado um tabu, no entanto a sexualidade está em nós, e precisamos de falar sobre ela para garantir o equilíbrio do nosso bem estar físico e psicológico. No caso dos mais jovens é importante que os seus educadores encarem a sexualidade como algo normal e aceitável, estabelecendo com os jovens uma relação assente na comunicação e na garantia de informação e apoio. É muitas vezes complicado para os pais conversar sobre sexo e de sexualidade com os filhos adolescentes.

Muitos pais consideram que os filhos são novos demais para iniciar a sua vida sexual, ficando assustados com possíveis experiências nefastas por parte dos adolescentes, no entanto é preferível que os jovens não escondam a sua sexualidade e encarem os educadores como fontes de apoio. Os pais não podem controlar muitas vezes o início da vida sexual dos filhos e por isso mesmo devem estar preparados e encará-la da melhor forma possível, ao contrário de a reprimirem ou tentarem vedar. A existência de problemas nesta área pode acabar por originar graves inquietações e grandes dificuldades emocionais.

Muitos jovens assumem relacionamentos sexuais precoces, porque não possuem nível de conhecimentos e grau de amadurecimento físico e psicológico para essa iniciação. Por isso mesmo sentir apoio por parte dos progenitores é fundamental, mesmo que o jovem não se sinta completamente à vontade para falar com os pais é importante que os últimos assumam uma posição tolerante e aberta. Torna-se inevitavelmente necessária a educação sexual dos jovens, educação que deve também partir de casa.

A prevenção da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis é fundamental no trabalho comunicacional com os jovens, o uso do preservativo, os cuidados de higiene e as visitas regulares ao médico são muito importantes para evitar consequências desagradáveis. Os preservativos têm uma diferença fundamental em relação aos outros métodos anti-concepcionais, são o único meio que dispomos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Os preservativos são o método contraceptivo mais barato que existe, e protege simultaneamente das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada.
Com o início das férias de Verão o risco aumenta. É importante que os jovens e educadores saibam que existem consultas de planeamento familiar e de adolescente nos centros de saúde e fornecimento de métodos contraceptivos gratuitos, estas consultas são confidenciais, o jovem poderá recorrer sozinho a este tipo de consultas ou acompanhado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim é verdade que os jovens iniciam a vida sexual mais cedo e há que encarar isso de uma forma realista e fornecer toda a informação e apoio necessários, mtas coisas n se podem evitar e os pais devem perceber isso e enfrentar essa situação, comunicando e apoiando