sexta-feira, junho 23, 2006

Actividades












A actividade "brincar aos Afectos" será no dia 22 de Julho, a sua realização depende de um número mínimo de participantes (5 crianças dos 6-10 anos). Através do desenho e da escrita e da interacção com outras crianças, a criança simboliza os seus afectos. O local ainda está por definir (jardim junto ao Forúm Cultural do Seixal ou sala cedida por instituição), é gratuito e se acontecer será das 17h às 18h30.
Inscrições até 13 de Julho
Contacto- assoc_interrogacoes@hotmail.com


Recolha de material escolar (cadernos, borrachas, afias, canetas, lápis...) e produtos de higiene (sabonetes, shampoo, pasta e escovas de dentes) para Cuba.
Contacto: assoc_interrogacoes@hotmail.com
Até dia 4 de Agosto de 2006.

segunda-feira, junho 12, 2006

Verão e Sexualidade

O Verão chega, o calor aperta, as férias estão prestes a começar. A época do ano é propícia à praia, às saídas, às práticas dos mais variados passatempos… muitos jovens descobrem o amor no Verão, e iniciam a exploração da sua sexualidade.

Em qualquer parte do mundo todos esperam com alguma ansiedade a chegada de suas férias para se poderem divertir, experimentar novas emoções e sensações. Homens e mulheres, jovens ou adultos, costumam nesse período, escolher locais e passatempos aprazíveis onde possam relaxar e viver experiências divertidas, relaxantes e muitas vezes inesquecíveis.

Infelizmente falar sobre sexualidade para muitos ainda é considerado um tabu, no entanto a sexualidade está em nós, e precisamos de falar sobre ela para garantir o equilíbrio do nosso bem estar físico e psicológico. No caso dos mais jovens é importante que os seus educadores encarem a sexualidade como algo normal e aceitável, estabelecendo com os jovens uma relação assente na comunicação e na garantia de informação e apoio. É muitas vezes complicado para os pais conversar sobre sexo e de sexualidade com os filhos adolescentes.

Muitos pais consideram que os filhos são novos demais para iniciar a sua vida sexual, ficando assustados com possíveis experiências nefastas por parte dos adolescentes, no entanto é preferível que os jovens não escondam a sua sexualidade e encarem os educadores como fontes de apoio. Os pais não podem controlar muitas vezes o início da vida sexual dos filhos e por isso mesmo devem estar preparados e encará-la da melhor forma possível, ao contrário de a reprimirem ou tentarem vedar. A existência de problemas nesta área pode acabar por originar graves inquietações e grandes dificuldades emocionais.

Muitos jovens assumem relacionamentos sexuais precoces, porque não possuem nível de conhecimentos e grau de amadurecimento físico e psicológico para essa iniciação. Por isso mesmo sentir apoio por parte dos progenitores é fundamental, mesmo que o jovem não se sinta completamente à vontade para falar com os pais é importante que os últimos assumam uma posição tolerante e aberta. Torna-se inevitavelmente necessária a educação sexual dos jovens, educação que deve também partir de casa.

A prevenção da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis é fundamental no trabalho comunicacional com os jovens, o uso do preservativo, os cuidados de higiene e as visitas regulares ao médico são muito importantes para evitar consequências desagradáveis. Os preservativos têm uma diferença fundamental em relação aos outros métodos anti-concepcionais, são o único meio que dispomos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Os preservativos são o método contraceptivo mais barato que existe, e protege simultaneamente das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada.
Com o início das férias de Verão o risco aumenta. É importante que os jovens e educadores saibam que existem consultas de planeamento familiar e de adolescente nos centros de saúde e fornecimento de métodos contraceptivos gratuitos, estas consultas são confidenciais, o jovem poderá recorrer sozinho a este tipo de consultas ou acompanhado.

quarta-feira, junho 07, 2006

Conversas...

Balanço positivo das Conversas sobre Sexualidade na escola Pedro Eanes Lobato, a rapaziada aderiu, debateram-se ideias e expressaram-se opiniões, pena ao longo de todo o ano terem sido apenas 90 minutos.

Hoje será a última sessão de Educação Sexual às turmas de 9º ano, há perspectiva de continuar no próximo ano lectivo e com a possibilidade de ser ao longo de todo o ano! Esperamos que sim!

quinta-feira, junho 01, 2006

Dia Mundial da Criança


Unicef revela que há cerca de 15,6% de pobreza infantil em Portugal, uma subida de 3,2% desde os anos 90.Esta percentagem é enorme, há 257 mil crianças a viver baixo do limiar de pobreza.

Muitas crianças passam fome em Portugal e não tem direito a uma infância plena e feliz.

Outros dados são os do resto do Mundo em que se estima que há 860 milhões de crianças a sofrer em todo o Mundo. A fome, a SIDA e o tráfico humano são as principais ameaças.Pena é que só se lembrem de números nos dias internacionais, com as sobras dos países neo-liberais e capitalistas secalhar estas crianças podiam pelo menos ser alimentadas.Este poema da Cecilia Meireles é dedicado a estes meninos e meninas de barrigas vazias.Criança


Criança

Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre, - e resiste.
Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto, se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...
Cabecinha boa de menino mudo,
que não teve nada, que nào pediu nada,
pelo medo de perder tudo.
Cabecinha boa de menino santo,
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto
Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuíria.